Link Youtube

PROGRAMA DE COMUNICAÇÕES

PROGRAMA GERAL

TEMPLATE ARTIGOS COMPLETOS

O IX SIIMI - Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas -, 21#ART - Encontro Internacional de Arte e Tecnologia -, e o 9th Balance-Unbalance - art + science x technology = environment / responsibility - já têm datas e local de realização. Será nos dias 3 a 5 de novembro de 2022, no Museu de Arte Contemporânea da Universidad de Chile, em Santiago. O prazo para submissão de resumos será dia 15 de agosto, pelo sistema de submissões do Media Lab / UFG.

EVENTO NAS MODALIDADES PRESENCIAL E REMOTO

Sobre o tema

Originário da termodinâmica, o termo entropia expressa a medida de desordem das partículas de um sistema físico. Tomado de empréstimo por várias outras áreas de conhecimento, como as teorias hermenêuticas, estéticas e do caos, entropia passa a nomear a medida de desordem em vários outros sistemas, como da comunicação, da computação, da arte etc, alcançando a carga de subjetividade e a intencionalidade interpretativa. Recentemente, com a pandemia da Covid-19, a entropia foi largamente discutida, não apenas na propagação do vírus SARS CoV 2, mas também nas redes sociais e na proliferação de fake news, notadamente na política, alterando o comportamento social.

Entropia é o tema dos eventos internacionais SIIMI (Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas), #Arte (Encontro Internacional de Arte e Tecnologia) e Balance-Unbalance, em suas edições 2022, que terão sede no Museu de Arte Contemporânea da Universidad de Chile, em Santiago.

Chamada de Trabalhos

Entropía (SIIMI +  ART + BunB) convida pesquisadores a apresentar suas pesquisas na edição 2022 dos eventos, no Chile. A submissão de resumos de artigos científicos pode ser feita no sistema de submissão do Media Lab, em arquivo DOC, DOCX, PDF ou ODT (sem formatação), observando a quantidade mínima de 300 caracteres e máxima de 600 caracteres. Além do resumo, pede-se a inserção de até 5 palavras-chave. Os resumos podem ser submetidos em Espanhol, Português, Inglês ou Francês.

Os textos completos dos resumos aprovados deverão ser submetidos até dia 15/10 por meio do site: Submissões do Media Lab / UFG.

INSCRIÇÕES:

As inscrições devem ser realizadas através dos seguintes formulários:

ESPANHOL: https://forms.gle/ZqxokPUzeUu1uxkK6

INGLÊS: https://forms.gle/eGXWgwXizyuCRwqq5

PORTUGUÊS: https://forms.gle/irparvhPNMNN3kmd8

TAXAS:

Submissão: não há taxas

Inscrição - a partir de setembro:

_ Estudantes: R$ 50.00 (BR) | 9,50 (EU) | U$ 10,00 (USA)

_ Profissionais: R$ 260,00 (BR) | 50,00 (EU) | U$ 52,00

Cidadãos chilenos têm gratuidade

FORMAS DE PAGAMENTO:

Para a realização do pagamento da inscrição por meio de PIX, utilize a chave email: medialabufg@gmail.com cujo beneficiário é Cleomar Rocha.

Para pagamentos via transferência, utilize os seguintes dados:

Agência: 4536-5

Conta Corrente: 69380-4

Beneficiário: Cleomar de Sousa Rocha

Para pagamentos via PayPal, utilizar o identificador: cleomarrocha@gmail.com

DATAS:

Submisão de resumos - 15/08

Divulgação de aceite - 30/08

Prazo final de envio dos artigos - 15/10

Inscrições - de 01/09 até 03/11

Evento - 3 a 5 nov. 2022

Ações Locais

Ações Locais Distribuídas - considerando a situação global, abrimos a possibilidade de propostas de ações locais alinhadas com as finalidades propostas pelas Ações Locais Distribuídas. As mestas poderão se realizadas em qualquer lugar do planeta e estarão focadas em trabalhar ideias e projetos que ajudem a difundir e conectar propostas e debates locais  descentralizados, com as atividades que podem difundir-se através do simpósio que estamos organizando. Desse modo, uma ação local (virtual ou presencial) poderia ligar-se a uma rede de conhecimento do simpósio, e apresentar-se durante o mesmo, já que a ação local se realiza de modo sincrônico ou não, como por exemplo ocorrendo poucos dias antes do simpósio. Indivíduos, organizações e instituições podem enviar suas propostas de ações locais, que serão consideradas na medida em que busquem promover reflexões e realizar atividades que nos permitam avançar sobre os objetivos plantados para o simpósio, como arte e ciência e mudança climáticas.

As propostas de Ações Locais Distribuídas estarão abertas a características que queiram indicar cada organizador (por exemplo, um painel, um encontro virtual ou presencial com atores locais, uma ação performática). A apresentação durante o Simpósio será organizada reservando 30 minutos, podendo solicitar ao  máximo 3 reservas (90 minutos), dependendo das características do evento proposto. O tempo solicitado deve estar justificado na proposta. O formado da apresentação e as características das ações locais pospostas são totalmente abertas, mas se baseiam nos conceitos guía do Balanca-Unbalance, considerando projetos que ajudam a solucionar problemas próprios da crise ambiental, através de meios inovadores (e.g. arte-ciência, participação cidadã, dados abertos, ações transdisciplinares). A apresentação durante o BunB pode dizer sobre projetos, processos ou resultados e realizar-se totalmente ao vivo ou incluindo documentação audiovisual de ações locais que estão vinculadas ao simpósio, porém realizadas de modo assíncrono (seja por data ou horário, ou por duração da ação local).

Data limite da proposta: 30 de setembro.