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Programação - 2012

Updated at 08/31/15 11:16 .

 

SIIMI - Barra

 


PALESTRAS E MESAS REDONDAS
09_Maio10_Maio11_Maio
8h_Credenciamento

8h30min_Mesa de abertura
8h30min_Credenciamento 8h30min_Credenciamento
9h_Palestra >>Derrick de Kerckhove, Media Duemila, IT 9h_Palestra >>Maria Pia Rossignaud, Media Duemila, IT 9h_Palestra >>Hannah Drayson, Plymouth University, UK
10h30min_Mesa redonda >>Guto Nóbrega, UFRJ >>Guilherme Xavier, PUC-Rio
>>Márcio Rocha, Media Lab UFG / Transtechnology, UK
>>Wagner Bandeira, Media Lab / CIAR UFG (Mediador)
10h30_Mesa redonda >>Lucia Santaella, PUC-SP >>Raoni Kulesza, LAVID, UFPB >>Rejane Spitz, PUC-Rio
>>Anselmo Guerra, EMAC e Media Lab UFG (Mediador)
10h30min_Mesa Redonda >>Jarbas Jácome, UFRB >>Fabrício Nobre, SECULT – GO,
>>Suzete Venturelli, Mídialab, UnB
>>Vander Veget, Media Lab UFG / SECULT (Mediador)
Debates Debates Debates

>>Haverá tradução simultânea para palestras em inglês.

WORKSHOPS
09_Maio10_Maio11_Maio
14h_Workshops
[wpdialog title="Produção gráfica 3d voltada a games e animação interativa" opener="link" auto_open="false" openlabel="Produção gráfica 3d voltada a games e animação interativa - (VAGAS ESGOTADAS)"]
(VAGAS ESGOTADAS)
09_Maio: 14h-18h
10_Maio: 14h-16h

Overview sobre desenvolvimento de games, com enfoque em workflow, engines gráficas, softwares de criação de conteúdo, e diversos aspectos técnicos e ou conceituais.

Adriano de Regino / Geraldo Damazio

6 vagas
[/wpdialog]
 
[wpdialog title="Ferramentas para desenvolvimento de games, com foco em advergames" opener="link" auto_open="false" openlabel="Ferramentas para desenvolvimento de games, com foco em advergames - (VAGAS ESGOTADAS)"]
14h-17h

Título:
Pensando fora da caixa: criação de jogos para o novo mercado

Assunto:
Perspectivas sobre o crescimento nacional no mercado de games e um paralelo entre a criação de jogos para publicidade e para “puro entretenimento”. Processo criativo para produção de trabalhos autorais, foco no “novo mercado consumidor”. Apresentação de trabalhos comerciais e experimentais da Gameblox.

Gameblox

6 vagas
[/wpdialog]
 
[wpdialog title="Desenvolvimento e inovação em dinâmicas da web / efeitos de rede" opener="link" auto_open="false" openlabel="Desenvolvimento e inovação em dinâmicas da web / efeitos de rede - (VAGAS ESGOTADAS)"]
VAGAS ESGOTADAS
14h-17h

Desenvolvimento e design de websites focado em dinâmicas das redes sociais/ criação de sites para marketing político. Relatos de experiência com desenvolvimento para o Partido Democrata Norte-Americano a partir da ferramenta Ruby on Rails

Daniel Drehmer

6 vagas
[/wpdialog]
 
[wpdialog title="Gamerama Workshow" opener="link" auto_open="false" openlabel="Gamerama Workshow - (VAGAS ESGOTADAS)"]
09_Maio: 14h-18h
10_Maio: 14h-16h

De modo resumido, podemos compreender o Gamerama como um coletivo de criação e desenvolvimento de jogos analógicos e digitais, de caráter experimental, criativo e iterativo. Desde 2007, concretiza cenários oportunos para atividades de aprendizagem, treinamento e expressão de entusiastas dos jogos, cujas produções nos encontros, analógicas ou eletrônicas, podem ser inscritas posteriormente em mostras, festivais e premiações nacionais e internacionais como obras lúdicas, interativas e expressivas.
No Gamerama Workshow os participantes se reúnem para produzir jogos analógicos, amparados por metodologia de projeto que prioriza conceituação, contextualização, iteração, regras de restrições, padrões de demanda, inovação e originalidade. Com duração de 8 horas dividias em dois dias, os jogos obtidos como resultado do evento são compilados e disponibilizados posteriormente aos participantes e aos que ingressaram no Grupo de Debates Gamerama. Relatórios das ocorrências deste e de outros Gamerama Workshows podem ser encontrados nas postagens do site em . Venha se jogar!


Guilherme Xavier

6 vagas
[/wpdialog]
 
[wpdialog title="Oficina de arte-computação" opener="link" auto_open="false" openlabel="Oficina de arte-computação - (VAGAS ESGOTADAS)"]
(VAGAS ESGOTADAS)
09_Maio: 14h-17h
10_Maio: 14h-17h

Nesta oficina serão introduzidas técnicas de programação de computadores para artistas interessados em explorá-las como possibilidades de expressão. Teremos como foco o processamento de imagem e som em tempo real para criação de obras interativas. A linguagem escolhida chama-se Processing e foi desenvolvida para facilitar o aprendizado de programação de computadores para não-especialistas. Não é necessário nenhum conhecimento prévio em
programação para participar desta oficina.


Jarbas Jácome

10 vagas
[/wpdialog]
14h_Workshops
Produção gráfica 3d voltada a games e animação interativa (Continuação)
 
[wpdialog title="Ferramentas de animação para produção audiovisual e multiplataformas" opener="link" auto_open="false" openlabel="Ferramentas de animação para produção audiovisual e multiplataformas - (VAGAS ESGOTADAS)"]
(VAGAS ESGOTADAS)
10_Maio: 16h-18h
11_Maio: 14h-18h

O objetivo do workshop é realizar um exercício de animação digital a partir da utilização e integração entre vários programas gráficos, demonstrando as potencialidades de cada software e os pontos de interação possíveis entre eles.


Cesar Kiss e Ricardo George Podestá / Mandra Filmes

6 vagas
[/wpdialog]
 
Gamerama Workshow (Continuação)
 
[wpdialog title="Ecologia híbrida" opener="link" auto_open="false" openlabel="Ecologia híbrida - (VAGAS ESGOTADAS)"]
10_Maio: 14h-17h
11_Maio: 14h-17h

O workshop Ecologia Híbrida explora a relação entre plantas e sistemas artificiais com base numa experiência teórica e prática. O workshop tem caráter intensivo.


Guto Nóbrega

6 vagas
[/wpdialog]
 
[wpdialog title="Poesia eletrônica e escrita criativa" opener="link" auto_open="false" openlabel="Poesia eletrônica e escrita criativa - (VAGAS ESGOTADAS)"]
VAGAS ESGOTADAS
10_Maio: 16h-18h
11_Maio: 14h-18h

Promover exercícios de escrita criativa por meio de motores textuais no blog Poemário, de Rui Torres (produção de poesia em LGC) e leitura interativa no sitio do webpoeta português Antero de Alda e do PO-EX (www.po-ex.net)- sitio da poesia experimental portuguesa que apresenta “releituras” de poemas visuais em formato digital. O objetivo é oferecer estratégias de transposição didática para o ensino de literatura em meio digital.

Debora Santos

6 vagas
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[wpdialog title="Invenção tecnológica e inovação pedagógica" opener="link" auto_open="false" openlabel="Invenção tecnológica e inovação pedagógica - (VAGAS ESGOTADAS)"]
(VAGAS ESGOTADAS)
10_Maio: 16h-18h –
11_Maio: 14h-18h

No contexto educacional as invenções tecnológicas têm sido saudadas como prenúncio de inovação pedagógica. Como um contraponto a essa visão tecnicista, pretende-se discutir a importância da mediação humana nos processos de apropriação tecnológica para fins educacionais. Com base nos estudos da Teoria Histórico-Cultural (Vygotsky) e Teoria da Atividade (Leontiev), serão apresentadas perspectivas de articulação entre teoria e prática no uso das tecnologias na educação presencial e a distância.


Kellen Cristina Prado da Silva
Kamila Vieira
Débora Duran

6 vagas
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Oficina de arte-computação (Continuação)
14h_Workshops
Ferramentas de animação para produção audiovisual e multiplataformas. (Continuação)
 
Ecologia híbrida (Continuação)
 
Poesia eletrônica e escrita criativa (Continuação)
 
Invenção tecnológica e inovação pedagógica (Continuação)

 

PARA DESCONTRAIR
09_Maio10_Maio11_Maio
22h_Show com Man or Astro-Man – Bolshoi Pub Livre 21h_Pizzada – Pizzaria Gepetto
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